O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política governamental de formação inicial de professores em nível superior administrada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O PIBID pretende incentivar a formação de professores para atuarem na Educação Básica a partir do princípio da Iniciação à Docência. Ou seja, trata-se de um programa que, a partir da parceria estabelecida entre as Instituições de Educação Superior (IES) e as escolas públicas de Educação Básica, promove a iniciação dos licenciandos à docência nas escolas públicas.
Na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a equipe do PIBID (biênio 2022-2024) foi constituída por: 48 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química; 6 Supervisores (professores da Educação Básica); 2 Coordenadoras de área; 1 Coordenadora Institucional.
Nesta edição, o PIBID da UNIFEI foi composto por dois subprojetos de natureza interdisciplinar. A professora Andreia Arantes Borges (Instituto de Recursos Naturais) coordenou o subprojeto Biologia/ Ciências/Química que contava com a colaboração de três supervisores: Alexandre Serafim (E.E. Wenceslau Braz), João Pedro de Oliveira Braga (E.E. Florival Xavier) e Marcela Aparecida Nunes Tamura (E.E. Ana Laura Pereira). Já o subprojeto Física/Matemática foi coordenado pela professora Danielle Aparecida Reis Leite (Instituto de Física e Química) que atuou em conjunto com os supervisores Anderson Marcelo Gomes (E.E. Florival Xavier), Cristina Cândida de Macêdo (E.E. Silvério Sanches) e Reginaldo Aparecido Ferreira (E. E. João XXIII).
A professora Paloma Alinne Alves Rodrigues, também do Instituto de Física e Química, foi a Coordenadora Institucional do programa.